8 maneiras infalíveis para limpar o tênis branco

O tênis branco é um daqueles clássicos que nunca saem de moda e combinam com praticamente qualquer estilo.

Porém, quem gosta desse tipo de calçado sabe que o seu maior desafio é mantê-lo sem nenhuma manchinha ou sujeira aparente.

É praticamente impossível usar o sapato frequentemente sem sujá-lo, mas a boa notícia é que existem algumas formas infalíveis e simples de limpar tênis branco. E se você quer aprender quais são elas, está no lugar certo!

Antes de limpar tênis banco observe o material do calçado

Sabemos que você está ansioso para aprender como limpar o tênis branco, mas antes de revelar as técnicas é importante destacar dois cuidados que deve ter antes de colocar nossas dicas em prática.

O primeiro deles é observar o material que compõe o tênis. Geralmente, as indicações de material se encontram na caixa e/ou no lado interno da língua – aquela parte que fica embaixo dos cadarços.

Nesses locais você também deve encontrar orientações de limpeza e alguns avisos sobre como não limpar o tênis. Vale a pena dar uma olhada nessas informações antes de prosseguir.

Também é interessante lavar o seu sapato com água e sabão antes de recorrer a outras técnicas para limpar o tênis branco. Muitas vezes, uma boa lavagem é suficiente para deixá-lo como novo.

Como limpar tênis branco de couro: água, sabão e hidrante

Os tênis de couro precisam de atenção especial para que o material não resseque e nem estrague.

Se você quer limpar tênis branco de couro, o ideal é retirar detritos de sujeira com uma escova de cerdas duras. Depois, use um pano úmido com água e um pouco de sabão neutro para higienizar o couro. Se preferir, também pode usar um produto específico para limpeza do material.

Passe um pano úmido para remover o sabão e deixe que o tênis seque por completo, de preferência na sombra.

Também vale a pena hidratar periodicamente o couro. Existem produtos específicos para isso, mas um hidratante corporal comum costuma funcionar.

Como limpar tênis branco de tecido

Existem várias opções para limpar tênis branco de tecido. Veja algumas das mais eficientes:

Creme dental

Aplique o creme dental branco em uma escova de cerdas macias, aplique delicadamente sobre o tecido do calçado e deixe agir por 10 minutos. Evite fazer movimentos muito agressivos para não romper as fibras do tênis branco.

Se a pasta estiver muito resistente, você pode usar um pouco de água para facilitar. O creme dental também pode ser usado para limpar a borracha do solado.

Quando terminar a limpeza com o creme dental, tire o excesso com água e sabão. Por fim, enxague e deixe secar.

Talco

O talco pode ser um aliado para limpar o tênis branco, principalmente quando surgem manchas amareladas no calçado.

O processo é bem simples: basta misturar o talco com um pouco de água até formar uma pasta maleável. Espalhe sobre o tênis e espere secar. O talco deve sair naturalmente, mas você também pode usar uma bucha macia para remover o excesso.

Bicarbonato

O bicarbonato de sódio é um ingrediente eficiente em vários tipos de limpeza e também está presente na nossa lista de como limpar tênis branco.

Aqui, a dica é misturar bicarbonato e detergente neutro para fazer um removedor de sujeiras e manchas. Esfregue o tecido e o solado do tênis com a mistura e lave normalmente em seguida.

Detergente e sabão em pó

Sim, juntar dois tipos de sabão também pode ser uma maneira eficaz de limpar o tênis branco. A ideia é juntar o sabão em pó e o detergente líquido com um pouco de água e passar sobre o sapato sujo.

Os grãos de sabão em pó devem criar uma fricção no tecido que ajuda a soltar a sujeira impregnada.

Alvejante

Não sabe como limpar o tênis branco com manchas muito antigas e escuras? Usar um alvejante cremoso pode ajudar.

Nesse caso, o alvejante deve ser misturado com um pouco de água e aplicado sobre as manchas. Aguarde alguns minutos e enxague abundantemente em seguida.

Sal grosso

Junte o sal grosso com água e esfregue sobre o tênis branco com a ajuda de uma esponja ou escova macia. Deixe o produto agir por meia hora e, depois, lave o calçado normalmente.

Como limpar tênis branco na máquina de lavar

Você deve ter percebido que todas as nossas dicas sobre como limpar tênis branco até agora são com processos manuais, não é mesmo? Mas, afinal, é possível higienizar o calçado na máquina de lavar?

Bem, isso vai depender do seu tênis.

Lembra quando orientamos a conferir as indicações de limpeza do fabricante? Essa é uma das informações que você vai encontrar na caixa ou na língua do tênis.

Mas mesmo que o fabricante indique a lavagem do tênis na máquina vale a pena tomar alguns cuidados:

  • Tire os cadarços e palmilha antes de colocar o sapato na máquina de lavar;
  •  Retire o excesso de sujeira para não danificar a máquina;
  • Dê preferência ao ciclo de lavagem para roupas suaves;
  • Evite usar amaciante;
  • Mesmo que o tênis seja centrifugado, é preciso que ele seque muito bem antes de ser guardado. Dê preferência para locais arejados e sem luz direta.

Como preservar o seu tênis branco

Limpar o tênis branco é um dos principais procedimentos para garantir a beleza e durabilidade do seu calçado. Mas existem outros cuidados que são importantes. Veja os principais:

  • Guarde os sapatos limpos e secos: tênis com sujeira impregnada e úmidos tendem a ficar com uma aparência ruim e durar menos.
  • Tenha um espaço especial para guardar: os seus sapatos não devem ficar espremidos entre outros elementos do seu guarda-roupas. O ideal é que sejam armazenados em uma espaço arejado, protegido da luz e destinado só para eles.
  • Faça manutenção dos tênis: quando perceber que o solado está ficando danificado ou que os cadarços estão desfiando, vale a pena fazer uma visita ao sapateiro para renovar o tênis e aumentar sua vida útil.

Gostou das dicas do Enconta sobre como limpar tênis branco? Conte para a gente nos comentários se você já usou alguma dessas dicas e aproveite para compartilhar esse conteúdo com aquela pessoa que adora tênis brancos.

Ah, e se você curte esse tipo de material, aproveite para dar uma olhada nos segredos que já revelamos sobre como limpar espelho, panela queimada, fogão, vidros e rejunte! Você vai gostar! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *