Existe idade máxima para empréstimo consignado?

Antes de pedir dinheiro emprestado é fundamental analisar bem quais são as regras e custos da contratação para conseguir fazer um bom negócio. Afinal de contas, as características variam de acordo com a instituição e o tipo de empréstimo. 

empréstimo consignado desperta várias dúvidas e o objetivo deste post é esclarecer uma delas: afinal, existe limite de idade para contratar essa modalidade de crédito?

Continue acompanhando para entender!

Entenda melhor o empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que as parcelas são descontadas diretamente no salário ou benefício de quem contratou o serviço. 

Ao assinar o contrato, a pessoa autoriza o banco ou instituição financeira a debitar as parcelas para quitação do empréstimo mensalmente e isso funciona como uma garantia para o credor.

Essa característica reduz o risco de inadimplência e faz com que esse tipo de crédito tenha taxas mais atrativas e possa ser oferecido para pessoas com o nome negativado.

Além disso, o crédito consignado é liberado de forma mais rápida e menos burocrática que outros tipos de empréstimo.  

Existem empréstimos consignados disponíveis no mercado para os seguintes perfis:

Outro critério para conseguir solicitar essa modalidade de crédito é ter margem consignável livre. A margem é o percentual do salário ou benefício que pode ser comprometido com o pagamento de empréstimos.

Para evitar problemas com endividamento, apenas 35% da renda mensal pode ser utilizada para amortização de operações de crédito. Desse percentual, 5% são reservados para uso em cartões de crédito consignados.

O empréstimo consignado não é para todo mundo

Como vimos, além de funcionários públicos, aposentados, pensionistas do INSS e militares, quem trabalha em empresas privadas também pode solicitar o empréstimo consignado. Entretanto, é necessário que a empresa tenha convênio com algum banco que ofereça o serviço. 

Além disso, mesmo trabalhando com carteira assinada, funcionários de alguns grupos não podem pedir empréstimo consignado privado, como é o caso dos empregados domésticos.

Existe idade máxima para empréstimo consignado?

Na Lei 10.820, que determina as regras do empréstimo consignado, não existe nenhuma orientação com relação à idade máxima ou mínima para a linha de crédito

Portanto, não existe impedimento legal para emprestar dinheiro nessa modalidade para pessoas de idade avançada, desde que elas atendam aos demais requisitos estabelecidos.

No entanto, cada instituição financeira ou banco possui regras próprias e é possível que esse limite de idade seja imposto pela política de crédito deles.    

Nesses casos, as instituições também costumam estipular o valor liberado para o empréstimo e o prazo de pagamento das parcelas de acordo com a idade do solicitante

Essas regras mudam de empresa para empresa. Sendo assim, é necessário pesquisar as exigências de cada instituição para a concessão do crédito consignado.

Por que alguns os bancos colocam um limite de idade para empréstimo consignado?

É comum que as pessoas se sintam incomodadas com o  limite máximo de idade estabelecido para empréstimo consignado por não entenderem o motivo dessa regra. 

A realidade é que as instituições que determinam uma idade máxima para liberar o crédito consignado por conta do risco operacional.

Quanto mais seguro é o empréstimo, ou seja, quanto menor o risco de problemas para receber o dinheiro, maior é o valor oferecido no limite e menores são as taxas de juros oferecidas pela empresa.

Além disso, pessoas com idade avançada (acima dos 70 anos) se tornam inimputáveis, ou seja, passam a não responder pelos seus atos judicialmente.

Não consigo fazer um empréstimo consignado. E agora?

Como vimos, apesar de não ser lei, as instituições podem estipular uma idade máxima para empréstimo consignado. Além do limite de idade, existem outros perfis que não conseguem solicitar esse tipo de crédito, entre eles:

  • Empregados domésticos;
  • Pessoas sem margem consignável disponível;
  • Trabalhadores informais. 

Felizmente existem outras alternativas para pessoas desses grupos que precisam de dinheiro emprestado, como: 

Seja qual for a opção escolhida, é fundamental analisar o CET (Custo Efetivo Total) do empréstimo para ter certeza de qual é o valor total do contrato. 

Não basta apenas verificar taxa de juros e o valor das parcelas, existem outros custos que precisam ser considerados por quem quer fazer um empréstimo seguro e econômico.

Empregados domésticos podem solicitar um empréstimo exclusivo

Empregados domésticos, sejam eles de idade avançada ou não, possuem uma solução de crédito exclusiva na Simplypag. O nosso empréstimo pessoal é semelhante com o empréstimo consignado e é descontado diretamente na folha de pagamento do funcionário doméstico. 

Por conta disso, conseguimos oferecer taxas de juros atrativas e uma excelente condição de pagamento. 

Quer entender melhor como funciona o empréstimo exclusivo para empregados domésticos? Faça uma simulação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *