carrinho de sorvete no meio da calçada

Como ganhar dinheiro sendo autônomo

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em agosto de 2019, o número de trabalhadores autônomos chegou a 24 milhões no Brasil.

Seja por necessidade ou por ter o espírito empreendedor, este é um modelo de trabalho que tem atraído muita gente, conforme prova a pesquisa do IBGE.

Neste artigo, a gente responde as principais dúvidas para quem tem interesse em seguir como autônomo.

Boa leitura!

O que é um trabalhador autônomo?

O trabalhador autônomo é todo aquele que, sendo física ou jurídica, presta serviços para empresas ou pessoas por um tempo específico, sem vínculo empregatício com elas.

Diferente de um funcionário com carteira assinada, o autônomo controla sua rotina de trabalho e suas finanças

Ele não tem a obrigação de cumprir horário e assinar folha de ponto, por exemplo, além de ter a liberdade de cobrar o preço que achar justo pelo seu trabalho.

Outra característica importante de um trabalhador autônomo é não precisar ter feito faculdade poder realizar o serviço.

Qual a diferença entre profissional autônomo, profissional liberal e microempreendedor?

Essas são nomenclaturas que costumam confundir as pessoas, porém existem diferenças importantes entre elas, principalmente no que diz respeito aos tributos. Confira:

Profissional Autônomo

  • não possui vínculo empregatício
  • pode ser pessoa física ou jurídica e prestar serviços para ambos
  • não é obrigatório que apresente certificações/habilitações
  • não está subordinado a uma cadeia hierárquica, respondendo assim pelo próprio trabalho e possíveis erros
  • deve pagar determinados tributos como: Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL); Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins); Imposto de Renda (IR); Imposto sobre Serviços (ISS); Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Programa Integração Social (PIS).

Profissional Liberal

  • pode vir a ter vínculos empregatícios com uma ou mais de uma empresa, podendo assim ter carteira assinada com seus devidos benefícios;
  • são representados através de conselhos e/ou sindicatos; 
  • pagam praticamente os mesmos tributos que o profissional autônomo, além das taxas relacionadas à manutenção das entidades sindicais.

Microempreendedor

  • Só pode ser uma pessoa jurídica (empresa)
  • deve pagar os seguintes tributos: IRPJ, ICMS, COFINS, PIS, CSLL, IPI
  • sua renda não pode ultrapassar o valor de R$ 240.000,00 anuais

Quais atividades um trabalhador autônomo pode exercer?

Os trabalhadores autônomos podem ser divididos em duas categorias:

Prestadores de serviços de profissões não regulamentadas:

  • encanador
  • digitador
  • pintor
  • faxineiro
  • pedreiro

Prestadores de serviços de profissões regulamentadas:

Como falamos acima, estes são profissionais registrados nos seus respectivos conselhos regionais de fiscalização profissional.

  • advogado
  • médico
  • contador
  • engenheiro
  • nutricionista
  • psicólogo
  • jornalista

Quais as vantagens e desvantagens de ser autônomo?

Vantagens

Definir seu próprio horário

Você pode definir seu próprio horário, sem a necessidade de cumprir uma carga horária fixa e “bater o ponto”, como ocorre com trabalhadores CLT, é uma das principais vantagens de um profissional autônomo.

Com organização, você pode conciliar mais de um trabalho no dia, além de ter mais tempo para si, como resolver pendências particulares, praticar exercícios físicos ou outros hobbies durante a semana.

O autônomo é seu próprio chefe

Sem dever obediência e não precisar se encaixar em uma hierarquia, o profissional autônomo é o seu próprio chefe, podendo determinar não somente seus horários, como dito acima, mas seu método de trabalho, seu modo de entrega, entre outros.

Este é um fator que exige muita responsabilidade e organização, pois o você também se responsabilizará pelos seus erros, atrasos e qualidade de seu serviço.

Não é exigido diplomas ou certificados

Outra vantagem é que para comprovar sua experiência em não é obrigatório ter um diploma de curso superior ou certificado de outros cursos de especialização.

Mas isso não quer dizer que você não precise estar preparado para sua atividade.

É necessário mostrar sua capacidade e, neste caso, um bom portfólio é a principal ferramenta capaz de comprovar sua experiência em determinada função.

Para isso, ter uma página na internet é fundamental, seja através de um site ou mesmo nas redes sociais.

Muitos clientes, principalmente empresas, também recorrem a indicações de outros clientes que já tenham contratado determinado profissional, isso é um fator que demonstra credibilidade do autônomo.

Carga tributária menor e maior rendimento

Quando comparada com as demais modalidades de trabalho, a carga tributária é mais baixa. O recolhimento de impostos pode variar de 8% a 15% para o autônomo que abre um negócio, tem CNPJ e emite notas fiscais.

Outra vantagem dos autônomos diz respeito aos ganhos que, pelo menos a longo prazo, podem ser mais altos devido à precificação, volume de trabalho e a flexibilidade para a execução do serviço.

Desvantagens

Algumas desvantagens também compõem a categoria do autônomos:

Não possui benefícios como um celetista

Por não ter um vínculo empregatício com alguma empresa, tira do autônomo benefícios como como 13º salário, férias remuneradas, FGTS, folga semanal remunerada, horas extras, vale-refeição, vale-alimentação e assim por diante.

Deve arcar com o pagamento do INSS

E para poder se aposentar no futuro, o profissional autônomo é quem deve se responsabilizar pelo pagamento previdenciário (INSS). Este tributo corresponde a 11% do valor de salário mínimo.

Não tenha renda definida

O autônomo não possui uma renda definida, o que pode prejudicar o controle inicial de seu caixa, refletindo em programações futuras.

Falta de estabilidade

Infelizmente, pode acontecer de em determinados períodos do ano não haver um bom volume de trabalho ou simplesmente o cliente não querer mais a sua prestação de serviços, tornando o planejamento pessoal e financeiro imprevisível.

Áreas para o trabalho autônomo que dão dinheiro

Atualmente existem áreas de atuação para um profissional autônomo que podem ser bastante lucrativas, Com destaque para: O redator freelancer pode atuar dentro de casa, produzindo textos sob demanda.

Manutenção de Computadores

Toda pessoa que possui um computador seja para uso particular ou profissional, sabe que é comum aparecerem problemas relacionados a vírus, atualização de software ou outros, por isso, o profissional com experiência em de manutenção de computadores está sempre com um alta demanda de serviços e costuma cobrar por visita.

Além disso, este profissional pode até oferecer aulas para quem não sabe mexer no computador!

Manutenção de Smartphones

Assim como os computadores, smartphones se tornaram essenciais na vida das pessoas, na grande maioria do tempo estamos conectados através do celular e isso aumenta a demanda por consertos e manutenções.

O profissional especializado neste tipo de reparo ganha destaque, sendo possível ganhar um bom dinheiro.

Programador

Ainda na área da tecnologia, muito requisitado principalmente por empresas, o programador tem grande destaque no mercado de trabalho autônomo.

Sua função é escrever, desenvolver e fazer a manutenção de softwares em sistemas de computadores e celulares.

Empreendedor Digital de E-commerce

Os comércios eletrônicos, chamados e-commerces, revolucionaram para sempre a forma como consumimos produtos e serviços, sendo assim, esta é uma excelente oportunidade para quem quer vender pela internet.

Freelancer de Marketing Digital

Estar no ambiente digital é essencial para empresas e empreendedores e, para utilizar esta ferramenta de forma assertiva, contar com a atuação do profissional de marketing digital faz toda a diferença para dar visibilidade a sites, blogs e redes sociais, com a finalidade de atingir o público-alvo do negócio e fidelizar clientes.

Designer Gráfico Autônomo

O designer gráfico é um profissional importante para que uma marca tenha destaque na web – e também fora dela, pois é ele quem dará vida à identidade visual da marca.

Este profissional atua na manutenção visual de sites e blogs, o que costuma proporcionar uma alta demanda de trabalho e consequentemente de ganhos.

Redator Freelancer

O redator freelancer compõe, assim como o designer gráfico, uma das frente do marketing digital: o marketing de conteúdo. Sua atuação é importante, pois para atrair clientes, a comunicação deve ser clara, assertiva e sem erros.

Blogueiro/Vlogueiro

Dominar um tema e ter carisma para falar com o público são as características principais para quem tem interesse em manter um blog ou canal no youtube. O bom engajamento faz desta ocupação uma fonte de renda além de atrair os olhares de marcas patrocinadoras.

Coach

Seja no ambiente empresarial ou pessoal, o coach auxilia seus clientes a atingir metas e objetivos de sucesso e a lidar com os desafios.

Para atuar nessa profissão, é necessário ter uma formação de capacitação, que contém uma carga horária mínima de 80 horas, porém, a experiência é a que mais conta na contratação desse profissional.

Cuidador de Pets

Os donos de animais de estimação precisam, vez ou outra, se ausentarem de seus lares seja para trabalhar diariamente ou por dias seguidos, no caso de uma viagem.Por isso é importante ter alguém que dê suporte para seus animais neste período.

Cuidadores de pets, são profissionais contratados para hospedar animais de estimação, na maioria da vezes em suas próprias casas, ou apenas para levá-los para passear.

Gostar de animais é fundamental para exercer esta ocupação, existem aplicativos onde o cuidador se cadastra e pode ser contatado por quem está a procura deste tipo de serviço.

Diarista

Contratar o serviço de uma diarista é uma opção para cada vez mais procurada por famílias e até mesmo quem vive sozinho, pois com a correria do dia a dia fica difícil manter o lar em ordem.

Esta profissional deve trabalhar apenas duas vezes por semana em uma mesma casa (acima disso configura-se vínculo empregatício) cobra por dia trabalhado e, dependendo da complexidade ou intensidade da limpeza, o valor pode ser reajustado.

Tem experiência como diarista e está com dificuldade de achar novos clientes? Conheça a Parafuzzo, um app que conecta profissionais e clientes para serviços de limpeza. 

Alimentos gourmet

No ramo de alimentos, a gourmetização de doces e salgados tem se mantido forte para os autônomos. Para quem sabe fazer um ou mais pratos, apostar em comercializá-los é uma boa opção para garantir uma boa renda final.

Professor particular online

Cada vez mais professores particulares oferecem seus serviços de forma online, que podem ser feitos via Skype ou até mesmo em vídeo aulas.

Esta é uma ótima opção para quem não tem tempo de estar em uma sala de aula e quer ou precisa aprender algo novo, como um idioma, por exemplo. Para o profissional  significa flexibilidade e possibilidade de ter vários alunos, o que gerará um impacto positivo em sua renda. 

E para auxiliar o encontro entre alunos e professores, o site Profes foi criado para ser um buscador, basta cadastrar-se e escolher sua área de interesse.

Tradutor

Traduzir textos, seja ele escrito ou em vídeos e áudios é um serviço muito útil, que viabiliza o acesso a materiais de outras culturas, principalmente para fins educativos e profissionais.

Mais dicas sobre trabalho autônomo? Acesse o nosso blog!

Se você é autônomo experiente ou iniciante e busca por dicas e informações como essas não deixe de acessar o nosso blog, diariamente postamos conteúdos interessantes que te auxiliarão em todas as suas dúvidas.

E você, que tipo de autônomo é? Deixe nos comentários e não esqueça de dizer o que você achou deste artigo, sua opinião é muito importante para nós.

Até a próxima!

One Comment

  1. Infelizmente em 2020 a pandemia parou o mundo e
    mudou a economia da população e muitos fechando os
    seus negócios ou migrando 100% para o mundo digital.
    Obrigado pela informação estou compartilhando no meu
    twitter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *