É possível fazer empréstimo pessoal com nome sujo?

Realizar um empréstimo pessoal com o nome sujo é mesmo impossível? Afinal, o que exatamente é ter o nome sujo? É diferente de estar negativado? Se essa é alguma das suas dúvidas, chegou ao local certo.

No Brasil, há milhões de pessoas que não conseguem manter suas dívidas em dia. Certamente, o brasileiro médio tem dificuldades em ficar fora do vermelho, mas mesmo que sejam muitos, existem implicações sérias para quem ficou com o “nome sujo na praça”.

Esse é o seu caso? Continue lendo esse texto, responderemos às questões acima e também falaremos sobre as suas opções caso você esteja precisando de crédito.

Primeiramente, o que é estar com o nome sujo

Quando internet não era difundida, não existia um sistema federal no qual as operadoras de crédito poderiam verificar a reputação de um indivíduo. Na verdade, o que os comerciantes da época faziam era se reunir na praça e compartilhar o nome dos inadimplentes. Daí o termo nome sujo na praça.

Hoje em dia não é mais assim e é possível ter essa informação somente com alguns cliques. Mas o que exatamente é estar com o nome sujo?

Esse termo é aplicado para as pessoas que compraram um produto ou serviço e não quitaram a dívida referente ao mesmo. Como consequência, a empresa aponta o nome do devedor para os órgãos de proteção ao crédito como o SerasaSPC Brasil ou Boa Vista SCPC.

São mais de 61 milhões de brasileiros nessas listas e todos eles sofrem as consequências. Se você está se perguntando quais são, veja abaixo.

Quais são as consequências de estar negativado

O nome Serasa inspira medo em praticamente todo mundo. Mas por que será que isso acontece? Bem, muito se dá por conta das restrições que isso implica para a vida da pessoa. Entenda:

  • Fazer financiamentos de carro, imóvel e qualquer outros bens;
  • Conseguir a emissão de novos cartões de crédito ou o aumento do limite dos já existentes;
  • Abrir conta corrente em grande parte das instituições bancárias;
  • Possibilidade de ter o cheque especial cancelado;
  • Restrição na emissão de talões de cheque;
  • E, assunto principal desse texto, conseguir um empréstimo.

Ao menos quanto a conseguir um empréstimo, essa não é uma verdade universal. Inúmeras empresas viram uma boa oportunidade nesses 61 milhões de pessoas, nem sempre estar em uma das listas de proteção ao crédito é o mesmo que ser um mau pagador.

Sendo assim, vamos falar de crédito em geral e também das opções para quem precisa de um empréstimo pessoal, mas está com o nome sujo.

Oportunidades de empréstimo pessoal com o nome sujo

Muita gente acredita que fazer um empréstimo pessoal é uma má ideia, contudo, isso nem sempre é verdade. Essa é uma opção muito útil para quem tem dívidas com diversos credores, para quitar cartões de crédito com altas taxas de juros, realizar a aquela reforma na casa, investir na sua educação e muito mais!

Não existe um porquê de fazer um empréstimo, o que há são os seus motivos pessoais para isso.

Atualmente existem várias modalidades de empréstimos, vamos explicar as principais e como elas funcionam e quais são possíveis para indivíduos com nome sujo.

1. Financiamento

O financiamento é uma forma de empréstimo que vem bem a calhar para todos que desejam comprar algum bem caro, como é o caso de imóveis e carros.

Os financiamentos são basicamente isso, o nome dado aos empréstimos feitos para adquirir bens e funcionam como você já está acostumado a ver. A instituição libera o montante e o indivíduo se compromete a realizar pagamentos periódicos acrescidos de taxas e juros, normalmente mensais.

Esse tipo de empréstimo costuma ter taxas menores porque você informa para a instituição com o que você está utilizará esse dinheiro.

Como falamos acima, pessoas com nome sujo não são capazes de realizar financiamentos em bancos nem em outras instituições financeiras.

2. Empréstimo pessoal

Esse é o tipo de empréstimo que é pré-aprovado pela instituição financeira. Pode ser realizado direto no caixa eletrônico ou mesmo no celular. As taxas envolvidas nesse tipo de transação costumam ser maiores que aquelas aplicadas no financiamento.

A grande vantagem dessa modalidade é que a pessoa não precisa explicar com o que utilizará o dinheiro.

Mais uma vez, quem está nas listas de proteção ao crédito certamente não tem nenhuma forma de crédito pré-aprovado pelos seus bancos.

3. Crédito para negativado

Esse tipo de empréstimo pessoal é dedicado a indivíduos que estão com o nome sujo, contudo ele é somente indicado como último recurso. O Banco Central não regulamenta esse tipo de operação financeira, nesse sentido as taxas podem facilmente passar dos 20%, enquanto em outras modalidades raramente passam dos 10%.

Esse tipo de crédito aplica altas taxas de juros pois é considerado uma operação de risco para a empresa.

4. Empréstimo com garantia

Esse tipo de empréstimo pessoal também pode ser acessado por pessoas que estão negativadas, contudo, costumam demorar um pouco mais para serem aprovados e colocam em risco bens do indivíduo como o carro ou até mesmo o imóvel.

Apesar disso, é mais indicado que os empréstimos destinados a indivíduos negativados, as taxas de juros são bem menores, o que faz dessa uma decisão financeiramente sábia.

5. Empréstimo consignado

empréstimos consignado é a melhor opção para quem está com o nome sujo, isso porque o valor é diretamente descontado da sua conta ao receber o salário, criando a garantia do pagamento da dívida. Esta segurança é bastante importante para as instituições financeiras.

Normalmente, essas formas de empréstimo tendem a ser mais vantajosas em questão de taxas e juros que grande parte das anteriores.

6. Empréstimo para empregados domésticos

Nem todos os profissionais são englobados pelo empréstimo consignado, um exemplo são os empregados domésticos. Contudo, se esse é o seu caso, não precisa se preocupar, temos a solução para você que é muito similar ao empréstimo consignado.

Acesse o nosso site e descubra como você pode conseguir um empréstimo sem dores de cabeça!

Não tem acesso a maioria das modalidades de crédito? Continue acompanhando o nosso blog e encontre mais dicas para melhorar a sua vida financeira e, enquanto isso, encontre o empréstimo pessoal para pessoas com nome sujo ideal para você!

Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *