Empréstimo consignado privado: saiba o que é e como funciona

Seja para realizar uma viagem, seja para quitar as dívidas, é muito comum que as pessoas sintam a necessidade de pedir dinheiro emprestado. O empréstimo consignado privado está entre as principais opções disponíveis para quem solicita crédito no Brasil e apresenta algumas vantagens interessantes.

Será que ele pode ser um aliado para a sua vida financeira? Neste artigo, separamos as principais informações sobre empréstimo consignado privado para que você analise as suas características com cuidado antes de contratar. Acompanhe!

Como funciona o empréstimo consignado privado?

No empréstimo consignado, as parcelas são descontadas mensalmente na folha de pagamento de quem solicitou o crédito até que o valor total seja liquidado.

Isso significa que quem contrata esse tipo de empréstimo realiza o pagamento da mensalidade automaticamente ao receber o salário. O desconto é autorizado pela Lei 10.820, de 17 de dezembro de 2003, mais conhecida como Lei do Empréstimo Consignado — que também determina as regras desse tipo de operação de crédito.

Essa alternativa é muito menos burocrática do que o empréstimo pessoal. Afinal de contas, a instituição financeira compreende que a chance de ficar sem receber o que emprestou é menor. 
Também é obrigatório que quem solicita essa modalidade de crédito tenha uma margem consignável disponível, ou seja, consiga se comprometer parte do salário para o pagamento do empréstimo. Dívidas desse tipo não podem ultrapassar 35% da renda mensal.

Vantagens de fazer um empréstimo consignado privado

Confira, a seguir, quais são os principais benefícios observados na contratação do crédito consignado.

Liberação para negativados

Quem está com o nome sujo pode ter dificuldade para conseguir um empréstimo pessoal. No entanto, por ser descontado diretamente na folha, o empréstimo consignado pode ser aproveitado por quem tem restrições no nome.

Menos burocracia

A contratação do empréstimo consignado é extremamente simplificada. Além da análise de crédito ser menos burocrática, outro benefício dessa modalidade é que o dinheiro fica disponível rapidamente. Geralmente, os valores são creditados em até 48 horas na conta cadastrada.

Taxa de juros reduzida

Lembra que falamos sobre a instituição financeira ter menos riscos de sofrer com a inadimplência? Essa segurança faz com que a taxa de juros oferecida aos clientes do empréstimo consignado privado seja mais baixa se comparada a outras alternativas de crédito. 

Parcelas fixas

O valor que será descontado todos os meses no salário é fixo, negociado com antecedência e registrado em contrato. Dessa forma, é possível se organizar financeiramente com mais tranquilidade para viver sem o valor que será descontado.

Desvantagens de fazer um empréstimo consignado privado

Antes de contratar um empréstimo de qualquer tipo é fundamental avaliar todas as suas características com muita atenção, não é mesmo? Por isso, veja quais são as desvantagens de contratar um crédito consignado privado.

Consequências em caso de demissão ou troca de emprego

Se você for demitido durante o pagamento do empréstimo, caso isso esteja no contrato, a empresa pode usar até 30% do valor da rescisão para o pagamento do crédito consignado. Se a quantia não for suficiente para quitar o empréstimo, pode acontecer um aumento na taxa de juros no valor restante da dívida. 

Quando a situação for a troca de emprego, é necessário verificar se a nova empresa tem convênio com a instituição financeira que concedeu o empréstimo. Se sim, é possível transferir a dívida e continuar com os descontos em folha normalmente. 

Caso ela tenha convênio com outro banco, é preciso avaliar se é mais vantajoso negociar para quitar o empréstimo com o antigo ou transferir a dívida para a nova instituição.

Data de pagamento fixa

Não é permitido alterar o dia do pagamento em um empréstimo consignado. As parcelas vão ser sempre descontadas no mesmo dia em que o salário for depositado.

Como conseguir um empréstimo consignado privado?

O primeiro passo para conseguir realizar um empréstimo consignado privado é procurar o setor de Recursos Humanos para verificar se a empresa é conveniada com alguma instituição financeira que disponibiliza esse tipo de crédito. 

Em seguida, basta seguir as instruções da empresa e começar a negociação direta com o banco. O processo varia de acordo com a instituição escolhida, mas costuma envolver a apresentação de documentos para que seja realizada a simulação e análise de crédito. Geralmente, são solicitados:

  • RG e CPF;
  • comprovante de residência atualizado; 
  • comprovante de renda dos últimos 3 meses. 

Após o envio e análise dos documentos, se tudo estiver correto, a instituição financeira disponibiliza o contrato para assinatura

Vale destacar que é possível que a organização tenha vários bancos parceiros, ou não tenha convênio com nenhum banco que ofereça empréstimo consignado. No último caso, o trabalhador fica impossibilitado de realizar a solicitação.

Quem pode fazer um empréstimo consignado?

O empréstimo consignado privado pode ser solicitado por pessoas que trabalham de carteira assinada em empresas privadas que tenham convênio com algum banco. 
No entanto, nem todos os trabalhadores conseguem ser aprovados na solicitação de crédito consignado. Mesmo com renda compatível e carteira assinada, as instituições financeiras não realizam o empréstimo para alguns grupos, como é o caso de empregados domésticos.

Sou empregado doméstico e não consigo fazer um empréstimo consignado privado. E agora?

A notícia de que a maioria dos bancos não entende que os funcionários domésticos estão aptos a fazerem um empréstimo consignado pode deixar muitas pessoas frustradas. 

Felizmente, existe uma solução com taxas mais vantajosas para quem é empregado doméstico e está precisando de dinheiro emprestado
Se você é um empregado doméstico e está procurando um empréstimo ou se quer ajudar alguém com esse perfil, clique aqui para conhecer uma ótima alternativa ao crédito consignado.

Pegar empréstimo é uma boa ideia?

Em um mundo ideal, ninguém iria precisar pegar dinheiro emprestado para resolver as suas questões financeiras. No mundo real, existem situações em que solicitar um empréstimo pode ser importante para conseguir aproveitar um bom negócio, resolver uma emergência ou mesmo realizar um grande sonho. 

Outra condição em que o empréstimo pode ser uma boa ideia é quando existe a necessidade de pagar uma dívida com juros muito alto — maior do que a taxa cobrada pelo empréstimo.  

Seja qual for o motivo, é fundamental ter alguns cuidados antes de realizar a contratação de qualquer tipo de empréstimo, entre eles:

  • analise a sua atual situação financeira e os impactos do pagamento das parcelas nela;
  • faça uma simulação em várias instituições financeiras e busque opiniões de antigos clientes;
  • faça uma análise da taxa de juros e demais condições de pagamento oferecidas por cada empresa;
  • verifique a qualidade do atendimento;
  • leia o contrato atenciosamente antes de assinar. 

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender melhor o funcionamento do empréstimo consignado privado. Como vimos, essa modalidade de crédito tem benefícios importantes em relação ao empréstimo pessoal. 
Se você é empregado doméstico e precisa de dinheiro emprestado, não deixe de conhecer solução de empréstimo que a Simplypag oferece especialmente para o seu perfil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *