Empréstimo consignado para aposentado INSS? Saiba mais!

Quem precisa de dinheiro emprestado deve pesquisar muito para encontrar um empréstimo seguro e vantajoso. Caso contrário, o que deveria ser uma solução pode se tornar um grande problema.  

Aposentados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) contam com uma excelente opção: o empréstimo consignado

Ao longo deste conteúdo vamos explicar exatamente como essa modalidade de crédito funciona, as suas exigências e vantagens. Vamos lá?

O que é e como funciona o empréstimo consignado?

empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que as parcelas são descontadas diretamente no salário ou benefício de quem solicitou.  

Como o desconto é automático, este é um empréstimo considerado de baixo risco para as instituições financeiras. É por isso que ele tem excelentes taxas de juros, muito prazo de pagamento e esteja disponível para negativados. 

Além das pessoas aposentadas pelo INSS, essa modalidade de crédito pode ser solicitada por: 

* Infelizmente, nem todas as categorias de trabalhadores conseguem fazer um empréstimo consignado. Em alguns casos, mesmo carteira assinada e comprovação de renda, não é possível fazer a solicitação. Empregados domésticos, por exemplo, precisam buscar outras soluções de crédito.

Toda pessoa aposentada pelo INSS pode solicitar empréstimo consignado?

Não, apenas ser aposentado pelo INSS não garante a aprovação do empréstimo. Um dos principais requisitos é que a pessoa tenha margem consignável. Se você não sabe o que é isso, não se preocupe que vamos explicar esse critério no próximo tópico. 

A idade do solicitante também pode ser um empecilho. É válido dizer que a Lei nº 10.820/2003, que regulamenta esse tipo de crédito, não estabelece idade mínima ou máxima para solicitação do empréstimo. 

No entanto, a legislação permite que cada instituição financeira seja responsável por estabelecer a sua política de crédito e com base nas regras determinadas nela decidir para quem vai ou não emprestar dinheiro. Sendo assim, alguns bancos podem recusar crédito para pessoas de idade avançada.

Entenda melhor as regras do empréstimo consignado para aposentado INSS

Em março de 2020, o Conselho Nacional de Previdência (CNP) divulgou mudanças para tentar minimizar as consequências financeiras da pandemia do novo coronavírus para os aposentados do INSS. 

A seguir, confira quais são as principais regras (já com as atualizações do CNP) para esse tipo de empréstimo.

Margem consignável

margem consignável é o percentual do salário ou benefício que pode ser comprometido com o pagamento de empréstimos. Portanto, para conseguir ser aprovado em um consignado, o aposentado precisa ter margem consignável disponível. 

Apenas 35% da renda mensal pode ser utilizada para esses fins, sendo 5% desse montante é exclusivo para uso em cartões de crédito consignado

O objetivo dessa limitação é prevenir o endividamento, evitando que o solicitante contrate soluções de crédito que possam comprometer os seus demais compromissos financeiros. 

Prazo para pagamento

Com as mudanças, o prazo de pagamento do empréstimo consignado está maior: o solicitante tem até 84 meses (ou 7 anos) para quitar a dívida. Antigamente, o período era de 6 anos.

Limite de juros

O teto da taxa de juros do empréstimo consignado passou de 2,08% para 1,80% ao mês. Para as operações realizadas com cartão de crédito consignado, o limite era de 3% ao mês e agora é 2,70% mensais

Bloqueio de empréstimos

Em alguns casos, o contrato de novos empréstimos consignados pode ser bloqueado pelo INSS ou pelo próprio aposentado. A medida serve para evitar fraudes, investigar descontos indevido.  

O bloqueio e desbloqueio do crédito do INSS podem ser feitos pelo portal Meu INSS ou pelo app do instituto, que está disponível para android e iOS.

Como solicitar o empréstimo consignado para aposentado INSS?

Para solicitar um empréstimo consignado, o aposentado precisa procurar uma instituição financeira conveniada ao INSS. Não é obrigatório realizar o pedido no mesmo banco em que recebe o benefício — apesar disso ser comum

É interessante simular e comparar os benefícios de várias empresas antes de assinar o contrato. 

Depois de encontrar a instituição financeira, basta verificar quais são os documentos exigidos para dar início a solicitação. Geralmente, é exigido:

  • RG;
  • CPF;
  • comprovante de endereço;
  • extrato do benefício do INSS.

Após a análise financeira e dos documentos, se tudo estiver correto, vai chegar o momento de emissão e assinatura do contrato. Antes de assinar, é essencial ler o documento com muita atenção para não ser pego desprevenido no futuro.

Vale a pena fazer um empréstimo consignado?

Como vimos, o empréstimo consignado tem juros reduzidos e um prazo maior para pagamento. Essa pode ser uma boa alternativa se apenas economizar e cortar gastos não for o suficiente para colocar as contas em dia ou investir nos seus sonhos. 

Vale lembrar que existem muitos golpistas especializados em cometer crimes contra aposentados e pensionistas do INSS, então, a atenção deve ser redobrada.  

Para fazer um bom negócio, é importante pesquisar para encontrar uma instituição financeira de confiança, que ofereça um bom prazo para pagamento e o melhor CET (Custo Efetivo Total)

Afinal, apesar de ter taxas menores, ainda se trata de um empréstimo e é preciso ter certeza de que o desconto das parcelas não vai atrapalhar a vida financeira do aposentado.

Gostou do nosso conteúdo sobre crédito consignado para aposentado INSS? Aproveite para se inteirar mais sobre o assunto lendo outros artigos no blog da Simplypag.

Veja alguns títulos que podem ser do seu interesse:

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *