banheiro arrumado com espelho grande

Você sabe como limpar o vaso sanitário?

O vaso sanitário é um dos itens mais importantes dentro de casa quando falamos de limpeza, isso porque é nele onde eliminamos tudo o que não serve para o nosso organismo.

É preciso criar uma rotina de limpeza frequente dessa parte do banheiro, intercalada entre a limpeza profunda e a diária, a cada dois dias, por exemplo. Mas caso haja alguém doente, crianças ou idosos em casa, pode ser necessário limpar o vaso todos os dias.

Para te ajudar a tornar essa tarefa mais eficiente, preparamos este artigo com dicas como limpar o seu vaso corretamente.

Boa leitura!

Como fazer a limpeza diária do vaso sanitário?

A limpeza do vaso sanitário no dia a dia é bem simples:

Em um balde, coloque 10 gotas de detergente para 1 litro de água, em seguida jogue a solução dentro do vaso e esfregue toda a parte interna com uma escova sanitária.

Feche a tampa do assento sanitário e dê descarga, dessa forma você evita que bactérias presentes nas partículas de água se espalhem pelo banheiro.

Para finalizar, coloque 1 colher de sopa de água sanitária em um balde com 1 litro de água, despeje no vaso e dê descarga novamente.

E para deixar um cheirinho agradável de limpeza no ambiente você pode despejar de uma a duas tampas de desinfetante deixar agir até a utilização do vaso novamente.

Atenção: a escova sanitária deve ser utilizada apenas dentro do vaso. Nunca a use para limpar por fora, para não espalhar bactérias.

Fazendo esse procedimento diariamente, você mantém o banheiro limpo, cheiroso e livre de bactérias!

Agora, vamos ver como fazer uma higienização mais profunda no vaso? Para isso, separamos por partes:

Tampa e assento

Sem dúvidas tanto o assento quando a tampa do vaso também precisam ser bem limpos. Se o material for de plástico, utilize uma esponja com detergente e esfregue as partes internas e externas.

Retire o excesso de espuma jogando água limpa ou um pano úmido e, para finalizar, passe um pano seco com álcool ou desinfetante.

Mas se o seu assento for de madeira laqueada, utilize lustra-móveis ou cera de polimento para dar brilho na peça.

Vaso encardido

Enquanto você deixa a parte interna de molho com água sanitária e detergente, na parte externa do vaso, com a mesma esponja que utilizou para limpar a tampa e o assento (não use o lado áspero), umedeça-a e coloque um pouco de detergente, esfregue em toda a parte externa.

Enxágue com água limpa, ou um pano úmido, para retirar o excesso de espuma e finalize com um pano seco.

Volte para a parte de dentro do vaso e esfregue as bordas internas e o fundo do vaso com uma escova sanitária para soltar toda a sujeira, feche a tampa e dê descarga.

Borrife um desodorizador no banheiro para deixar o cheirinho de limpeza no ar.

Vaso amarelado

Quando não há uma limpeza frequente, o vaso sanitário pode amarelar na parte interna devido a água parada muito tempo, isso ocorre porque o acúmulo de minerais da água geram resíduos de calcários.

Para resolver esse problema, despeje alvejante com cloro dentro do vaso e esfregue bem com a escova sanitária por toda a parte interna, feche a tampa do assento e veja o resultado!

Lembre-se: quanto mais tempo você fica sem fazer a limpeza interna da provada, mais trabalho terá para remover essas manchas no futuro.

Quais os produtos indicados para a limpeza do vaso sanitário?

Cloro

Usado no saneamento básico e limpeza de piscinas, o cloro é muito associado ao tratamento de água devido ao seu alto poder bactericida.

Água sanitária

A água sanitária é o produto que utilizamos na limpeza geral da casa, ela contém 2,5% de cloro ativo na sua formulação e mesmo diluída é muito poderosa para desinfetar ambientes, superfícies e até alimentos como frutas e folhas, eliminando germes, fungos e bactérias.

Alvejantes

Alvejantes são produtos que servem para branquear e no mercado você encontra à base de água oxigenada, que são usados na lavagem de roupas, e à base de cloro, que são mais potentes e podem ser usados na limpeza de vasos sanitários amarelados, por exemplo.

Existem marcas de alvejantes que já vêm com cloro em sua formulação, ou seja, esse tipo de produto é excelente, pois além de clarear vasos sanitários encardidos (função do alvejante), elimina germes e bactérias (função do cloro).

Quer saber mais dicas sobre limpeza?

Acesse o blog e leia nossos outros artigos:

E não esqueça de deixar o seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *