sala de estar com televisão e sofá azul

Como limpar a tela da TV sem riscar

A TV é um dos aparelhos mais utilizados nos lares brasileiros e, para a boa manutenção e durabilidade, é fundamental mantê-lo limpo regularmente.

Porém, é preciso certos cuidados na hora da sua higienização, principalmente na tela, pois se trata de uma área sensível.

Há quem tenha dúvidas de como proceder com a limpeza, por isso, o Enconta preparou este artigo para você tirar todas as suas dúvidas sobre limpeza de telas de TV sem danificá-la.

Vamos lá?

Boa leitura!

Quais são os tipos de tela de TV?

Tela LCD (Liquid Crystal Display)

Funciona através do acionamento das lâmpadas fluorescentes localizada atrás da tela que, ao iluminar a tela de cristal líquido, alteram as cores e tons exibidos. Mais econômicas que a tecnologia anterior (plasma) e ideais para ambientes bem iluminados por não refletir a luz com tanta facilidade

Tela de LED (Light Emitting Diode)

Devido ao uso de centenas de diodos emissores de luz localizados atrás da tela, são mais econômicos que as lâmpadas fluorescentes presente na tecnologia das telas de LCD. O ângulo de visão da tela é mais amplo em comparação às tecnologias anteriores, principalmente em telas maiores.

Tela OLED (Organic Light Emitting Diodes)

Por não precisar de iluminação localizada atrás da tela, as telas OLED podem ser consideradas uma evolução das telas de LED. Possui pixels orgânicos com acionamento individual (possível acionar apenas os pixels necessários em cada cena). São mais finas e maleáveis, com ângulo de visão maior que das telas LED.

Tela QLED (Quantum Dot Light Emitting Diode)

As telas QLED são uma outra variação das telas de LED,  também precisam de iluminação para que os minúsculos cristais de sua tela produzam a própria luz, que será transformada em imagem. Suas cores são mais realistas, capaz de exibir uma imagem de qualidade em qualquer situação de luz.

Micro LED

Esta é a tecnologia mais recente do mercado (a venda internacional teve início em julho de 2019), e trata-se da junção das melhores características das telas LCD e OLED. As telas de MicroLED são mais finas, pois não existe a necessidade de uma camada de encapsulamento dos pixels.Tem melhores resultados de brilho e consumo de energia, além de maior vida útil do monitor.

Pronto! Agora que você já sabe o básico sobre os modelos de TV existentes no mercado (e o significado dessas letrinhas), vamos conhecer as dicas de como manter essas telas limpinhas?

Cuidados na hora de limpar a tela da TV

Desconecte a TV da tomada

Esta é uma dica de segurança que não custa ser reforçada, seja para TV ou de qualquer outro eletrodoméstico: antes de efetuar a limpeza, seu aparelho deverá ser desconectado da tomada para evitar o risco de choques elétricos.

Verifique o manual de instruções

A maioria das marcas não recomendam, mas existem exceções que permitem aplicar um pouco de detergente neutro no pano para limpar a tela. Mas atenção: sempre verifique o manual do seu aparelho antes de usar detergente para limpar a tela, pois as instruções podem variam conforme o modelo – Algumas marcas oferecem um pano adequado para a limpeza junto com o aparelho.

Não utilize água e produtos químicos

Por se tratar de um aparelho eletrônico, nunca utilize água (isso inclui pano encharcado) ou qualquer produto químico sobre a tela, seja detergente, álcool ou outro, pois além de causar manchas na tela, poderão vazar para dentro do aparelho e danificar seus componentes internos e até mesmo causar um incêndio.

Não force a tela ou utilize objetos para desgrudar a sujeira

Não devemos forçar uma sujeira de difícil remoção com as unhas ou outro objeto, pois isso poderá facilmente amassar ou arranhar a tela, resultando em distorções na imagem. Basta um pano macio, preferencialmente seco, e para os cantinhos utilize um cotonete.

Opte por kits de limpeza específicos para telas

Esses produtos acompanham um líquido e um pano e você os encontraram facilmente em lojas especializadas em eletrônicos ou informática. Mas não esqueça de sempre verificar na embalagem do produto os tipos de tela para o qual ele é indicado

Acesse o nosso blog e veja mais dicas sobre limpeza e manutenção do lar

Para outras dicas sobre os limpeza e manutenção do lar, acesse o blog e leia nossos outros artigos:

E não esqueça de deixar o seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *