mesa de jantar arrumada do jeito certo

Como arrumar a mesa de jantar do jeito certo?

Mesa informal

Em ocasiões informais onde você vai reunir alguns amigos para uma pizza, por exemplo, aposte no básico: toalhas ou jogos americanos mais coloridos e, quanto aos talheres, coloque apenas garfos, facas, colheres (se o cardápio exigir) e copos, ou taças, mais informais. Os guardanapos podem ter detalhes e estarem dispostos em um porta guardanapo mais simples.

Mesa chique

  • Toalha e jogo americano

Neste caso, jogo americano é obrigatório e deve combinar com a toalha de mesa, podendo ter um toque mais formal, exagerar no colorido ou estampados.

  • Guardanapos

O guardanapo, deve ser de pano, ou outro com o estilo mais chique, posicione-o ao lado do jogo americano, dobrado em formato de triângulo e com a ponta virada para fora.

  • Pratos e talheres

No centro do jogo americano posicione o prato, o garfo de jantar e garfo de salada ficam em cima do guardanapo.

A faca fica do lado direito do prato, com a ponta voltada para dentro e, ao seu lado, deve estar a colher de chá, a colher de sopa finaliza os talheres, sendo colocada ao lado da colher de chá.

  • Taça

Para finalizar, deixe na ponta do jogo americano, a direita do convidado a taça de vinho e a taça de água.

Mesa romântica

Para uma mesa romântica aposte em cores mais neutras, ou no rosa bebê para a toalha de mesa. O jogo de jantar também pode seguir esse estilo mais neutro, incluindo o jogo americano e os guardanapos.

O toque final para deixar a mesa mais romântica é apostar em pequenos vasinhos de flores e na luz de velas ou iluminação mais baixa. Para as bebidas, aposte nas taças de água e de vinho, que provavelmente vão fazer parte da refeição.

Se você tiver pratos e louças com detalhes com flores ou corações, pode usar também para fazer seu jantar romântico. O importante é que haja um equilíbrio entre as louças e a cor da toalha de mesa.

Simples e bonita

Para uma mesa simples e bonita aposte em toalhas mais leves e curtas, com desenhos florais ou detalhes em listras, que lembrem uma toalha de piquenique, por exemplo.

Os pratos também podem ser mais simples, de uma única cor. Para os talheres, apenas os garfos, facas e colheres de sobremesa – se houver sobremesa depois do jantar. Nesse caso você também pode dispensar o uso do jogo americano.

Para as bebidas, copos tradicionais long neck são bem-vindos.

Outros elementos que ajudam a compor a decoração da mesa

Som ambiente

Se quiser colocar uma música durante o jantar, pode apostar nas mais românticas para os jantares românticos. Nos jantares mais chiques, algo mais calmo e tranquilo. E nos jantares informais e simples talvez você prefira colocar músicas a seu gosto.

O importante é que, em todos os casos, o som não esteja muito alto e permita que os convidados possam conversar entre si sem precisar levantar o tom de voz.

Temperos

Você pretende deixar que os convidados decidam como vão temperar suas saladas? Nesse caso é interessante que os temperos estejam colocados à mesa. Se for um espaço menor, deixe todos os temperos em um porta temperos, no centro da mesa, de forma que todos os convidados possam se servir.

Para mesas maiores é interessante deixar mais temperos disponíveis para os convidados, a não ser que se trate de uma mesa informal ou simples.

Balde de gelo

Pretende deixar as bebidas na mesa? Aposte em um balde de gelo para mantê-las sempre em temperatura agradável. O balde deve ficar em um local que não atrapalhe os convidados, mas que ao mesmo tempo permita que consigam se servir à vontade.

Aposte em algo que combine com o restante da decoração da mesa. Em jantares mais chiques, o balde de gelo pode ser dourado ou prateado. Em jantares românticos aposte no vermelho. Já nos momentos mais casuais você pode investir em baldes com slogan de bebidas.

Conforto dos convidados

Independentemente do tipo de jantar que você pretende fazer, leve sempre em conta o conforto dos convidados. Mesmo nos jantares para duas pessoas, é preciso que haja espaço para que a pessoa consiga se servir e degustar sua refeição sem se sentir apertada.

Então todo cuidado é pouco na hora da montagem da mesa. Deixe nela apenas o que será indispensável para o jantar, incluindo os pratos a serem servidos. Se há mais convidados, o espaço entre as cadeiras deve permitir que eles possam mexer os braços sem tocar no cotovelo uns dos outros.

Cuidado com o excesso de cores

Mesmo que seu objetivo seja fazer um jantar simples ou informal, é preciso ter cuidado para não deixar as coisas coloridas demais. Lembre-se que a ideia é a diversão, e não um carnaval.

Vai usar uma toalha colorida ou com detalhes? Prefira um jogo americano e um jogo de pratos de cores neutras.

O que você achou dessas dicas? Agora você já está pronto para preparar a sua mesa de jantar, não deixe de compartilhar com a gente o resultado!

Quer mais dicas de limpeza e manutenção do lar?

Para outras dicas sobre os limpeza e manutenção do lar, acesse o blog e leia nossos outros artigos:

E não esqueça de deixar o seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *